sexta-feira, 22 de maio de 2009

Considerações sobre a Arte Contemporânea



Citação do livro: Quem tem medo da Arte Contemporânea?
“Habituamo-nos a pensar que a arte é uma coisa muito diferente da vida...desta forma uma idéia de uma arte que se confunda com a vida é difícil de assimilar porque nosso repertório ainda é informado por muitos traços conservadores” Fernando Cocchiarale

“Ao sair de algumas exposições em museus, galerias e bienais, muitas pessoas experimentam certo amargor relacionado à sensação de que não são cultas. A razão desse sentimento reside no fato de que muito daquilo que observaram não possui conexão com aquilo que, durante anos, foram ensinadas a entender como arte.......Está aí a razão para que muitos deixem de freqüentar exposições de arte contemporânea.
Essa situação é lastimosa porque muito da produção recente possui conexões com questões atuais que afligem a todos, de uma forma ou de outra. Aqui, portanto, a pergunta: por que esse divórcio entre a produção atual e o grande público?” Tadeu Chiarelli
Fonte revista Itaú Cultural
Imagens: Esculturas de Duchamp. Percursor da arte contemporânea. Estas obras seguem o conceito "readymade", que são obras de arte criadas a partir de objetos prontos.

O que eu acho?
Difícil definir uma arte que nem sempre entendo.
Será que a arte contemporânea já é passado?
E se o é, o que veio em seu lugar?
E se não for, será que teremos que esperar que se torne passado para entender sua representatividade?
Acho sim que o Brasil deveria encontrar a sua personalidade na arte. Estamos muito igual à “arte contemporânea” de todo o mundo.
Um artista nunca será “o” artista se estiver influenciado demais!

Nenhum comentário: