quarta-feira, 17 de junho de 2009

Processo de Criação de uma escultura


Reparem esta escultura em 3 diferentes momentos de sua criação.

A obra já é iniciada com uma idéia, neste caso a idéia era o movimento das pernas tendo o movimento da bunda como o objeto central.
Reparem que desde os primeiros momentos do trabalho, o movimento da peça já estava definido.

A questão é: demorem muito neste momento. Evitem ao máximo entrar em detalhes, alisar ou evoluir uma parte.

O momento inicial é que definirá as proporções, o movimento, a linha da peça e é 80% do caminho. O perigo é passá-lo muito rápido. Depois, no momento dos detalhes, você terá incrível dificuldade de ousar, experimentar, inverter algo, cortar, modificar, estará apegado a peça. O resultado será uma obra “dura”.

6 comentários:

ARTEIROS disse...

Muito bom este blog. Estou precisando aprender a fazer estrutura de arame p/ modelar a escultura, como deixar os braços e pernas fixos, os meus ficam bambos, qual a espessura do arame, e como fixa-lo na madeira? enfim quero e preciso aprender a fazer a estrutura de arame da escultura, vc pode me ajudar?. Obrigado, um abraço, vilma Lucas.
Email: artesa-do-mar@hotmail.com

Fernando Cardoso disse...

Técnica é fundamental para o artista. Inclusive existem artistas em que seu maior diferencial está na técnica, conseguindo produzir uma peça com detalhes diferenciados, ou em um material inédito.
O basico na escultura é a estrutura de sustentação. As minhas eu faço com arames soldados com oxi-acetileno e procuro deixar a maioria da estrutura dentro da peça. também é conveniente que a estrutura tenha um mínimo de mobilidade para você encontrar o movimento da peça durante a produção.
vou publicar no blog alguns filmes de demonstração

vilma lucas disse...

Obrigado Fernando pela resposta, gostei muito. Vou aguardar os vídeos q. vc irá postar. Vc conhece algum curso de escultura em Salvador?, de preferência que a pessoa só ensine escultura. Obrigado, um abraço, Vilma Lucas.

Fernando Cardoso disse...

Tem um professor escultor muito bom, que as vezes faz workshops em Salvador:
Israel Kislansky

Tiago disse...

Parabéns,adorei seu trabalho!!!

Karine Berbari disse...

Olá,

Parabéns Fernando, pela escultura!
Ficou bastante autêntica, me lembra a Abaporu' da Tarsila do Amaral!

Gostaria de saber se posso incluir a foto do seu processo num material de apoio ao ensino de artes. E ainda mais, gostaria de saber se você fez algum desenho em papel, como um croqui do seu projeto de escultura, para depois executá-la.
Se esse desenho existir, pode me enviar?

karine.arq@gmail.com

Sinceramente,
Karine