terça-feira, 30 de março de 2010

Como Esculpir em Cimento ou concreto



(A peça acima é em cimento)
Geralmente você não esculpe em cimento ou concreto, e sim faz um processo que chamamos de MOLDE PERDIDO:

Você produz uma peça em argila e tira um molde de gesso (este molde é em algumas partes, pelo menos duas), é o que chamamos molde perdido (argila e gesso trabalham bem juntos), pois provavelmente você não se preocupará que tudo no molde tenha "saída", então conforme você tira o original (seu modelo) do molde, a argila vai quebrando. Eu gosto de fazer este molde antes da argila secar totalmente.
Depois você limpa o molde, fecha ele e enche de cimento (cimento e gesso também trabalham muito bem juntos). A mistura do cimento é mais forte que a utilizada em construção, podendo chegar em até 1 de cimento para 1 de areia. Recomendo utilizar o mínimo de agua possível e bater, vibrar a forma para o cimento acentar.
Depois de seco você quebra o gesso, por isso "molde perdido"
A peça de cimento ainda deverá ter um acabamento, sugiro uma nata de cimento = cimento + cola branca, e por último um verniz, existem vernizes especiais para cimento em lojas de construção.
O resultado final fica lindo, é uma excelente forma de finalizar uma escultura com custos muito baixos e inclusive é uma obra que pode ficar no tempo, como um jardim por exemplo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu gostei muito da técnica do molde perdido, porém, esperava que estivesse algo mais explícito e até algumas fotos deste tipo, como produzi-lo, por exemplo.

Fernando Cardoso disse...

Na postagem PRODUÇÃO DE ESCULTURA, PARTE 1 E 2 (clica em artigos antigos / 2007) tem fotos do processo de molde perdido. Lá ao invés da cópia estar sendo em cimento, está sendo feita em gesso, mas o processo é o mesmo.

Joni Lima disse...

Olá meu nome é Joni Lima e sou escultor, comecei a pouco tempo na verdade e trabalho muito com Fôrma perdida e fundilção em massa plástica. Vou fundir minha primeira escultura em cimento,só que to preocupado com algumas coisas. POr exemplo se devo faze-la oca e se devo usar alguma estrutura dentro da fundição. Outra duvida são as rachaduras, como as evito na minha peça.

Anônimo disse...

Gostei da posiçao da mulher nessa estatua, gostaria de ver ela por traz.