domingo, 14 de novembro de 2010

OIL CLAY ou Plastilina



Quantas esculturas super delicadas, cheias de detalhes já vimos e ficamos pensando como é possível modelar braços ou dedos tão finos na argila?

O segredo é utilizar uma massa de modelar que não seca.

Todo o trabalho de escultura que faço hoje não seria possível com a argila, pois são peças muito delgadas que em argila certamente secariam e rachariam antes da peça pronta.

Esta peça por exemplo é feita com massa de modelar acrilex de criança, comprada na kalunga. Esta massa é muito barata e não seca. Seu único problema é ser muito mole.

Esta peça é um exemplo de escultura que não daria para ser feita em argila.

3 comentários:

Anônimo disse...

Acho essa peça fascinante. Penso não haver melhor definição do que as palavras “delicadas” e “delgadas”, por você aqui utilizadas. Fiquei encantado ao vê-la.
No último sábado, dia 20/08/2011, fui buscar um lustre que estava sendo recuperado num desses comércios especializados nesse tipo de serviço, aqui em Fortaleza e, ao entrar em outro espaço desse local, me deparei com essa dama encantadora. Era numa saleta cheia de várias outras peças. Mas, antes mesmo que a visão pudesse ter a liberdade de dar qualquer passeio que lhe é pertinente, essa escultura se destacou de pronto. Passei cerca de cinco minutos parado somente a olhando e mais outros cindo circulando em volta dela. Cheguei mesmo a não resistir e fiz algo não recomendável, por cautela ou zelo: toquei-a.
Por ser apaixonado por esculturas e, mesmo com todo aquele encantamento que eu tenha tido ao ver essa peça, fiquei desconsolado ao ver o motivo dela estar ali: sinto informar-lhe que sua bela dama está com o braço direito quebrado. É possível que seja, naquele local, recuperada. Fiz algumas perguntas à jovem que me atendia: se a peça estava à venda..., se seria de fato recuperada..., e outras tantas perguntas de um curioso encantado. Mas, a única coisa que não parei de pensar até aqui foi: que escultura! Esse sim é um trabalho feito com esmero e sensibilidade! Parabéns pelo olhar apurado!
Abraço,
Ramirez Gurgel

Fernando Cardoso disse...

Ramirez

Obrigado por suas palavras. Palavras como as suas é o que me faz criar estas peças!!!!
Passar a emoção que você relatou é o sonho de qualquer artista. Obrigado por compartilhar.

Sem dúvida é possível concertar a peça, e não é nada complicado. O ideal é que seja feita por uma fundição especializada. O concerto é feito com solda oxi acetileno, e o acabamento é que deve ser bem feito. Se a peça vier para São Paulo, eu providencio o concerto

maria luz disse...

Hola querido, belo trabalho, vc pode me informar onde comprar plastilina aqui em Fortaleza Ceara gratidão maria luz