domingo, 24 de fevereiro de 2013

Como FINALIZAR sua escultura

A Finalização da sua escultura é muito importante, representa  o acabamento, a durabilidade e até o valor da peça.

Existem diversas formas de finalizações, algumas feitas em casa, outras muito caras, algumas provisórias outras eternas.

Estamos falando de escultura feita em MODELAGEM,  geralmente feita em argila ou plastilina.

Segue abaixo a lista de alternativas:

-Argila queimada = é a cerâmica, tem boa resistência, certa nobreza no material, pode ter vários acabamentos de esmalte (pintura quente). O original deve ser produzido com MUITA técnica para não estourar na queima (eliminar todas as bolhas de ar e ocar a peça). o resultado será uma peça única:





-Argila Crua = é um acabamento de pouca resistência e não nobre, mas uma excelente opção para finalizar suas obras pela facilidade, baixo custo e baixa necessidade de conhecimento técnico, excelente para estudo. Basta esperar secar a peça de argila e pintar com spray e ou verniz. A tinta aumenta a resistência da peça e a impermeabiliza:




Cimento = Um excelente acabamento, nem muito nem pouco nobre. A vantagem é que você mesmo pode fazer a custos muito baixos, alternativa excepcional para peças muito grandes, onde outro acabamento custaria muito caro. Você produz o original em argila, tira uma forma em gesso (tecnica de forma perdida, tem um artigo neste blog). Enche esta forma de gesso com cimento (não esquecer de passar desmoldante, ex vaselina), quebra o gesso para retirar a obra. Faz o acabamento da obra com uma nata de cimento, ou outro material caso vá pintar. O acabamento pode ser o próprio cimento envernizado, ou uma pintura. Um exemplo de um artista que admiro que faz peças incríveis e enormes em cimento é o Adelardo da hora (foto abaixo):




- Gesso = Gesso é uma opção muito boa, porém é um material relativamente fraco. A vantagem do gesso é que ele aceita ser trabalhado também onde você consegue acrescentar ou tirar material, praticamente esculpir nele. É comum o escultor produzir uma peça em gesso para melhorar o acabamento, por ex. em peças geométricas e vasos. A técnica é como o cimento: molde perdido. Você cria o original em argila, tira um molde perdido em gesso, e enche de gesso, quebra o molde e tem uma peça de gesso.


As 2 opções a seguir, resina e bronze, precisam de molde em silicone, a vantagem deste molde é podermos reproduzir várias cópias da mesma peça

- Resina Polida = Você produz a peça em argila, tira a forma em silicone. Você pode fundir a resina, ou seja terá uma peça maciça de resina, e o melhor acabamento é o polimento (o polimento é uma técnica difícil e trabalhosa, recomendo terceirizar) desta resina, ou pintura (um exemplo deste acabamento pintado são as esculturas de loja de presentes hiper realistas):



- Resina Espatulada = A resina espatulada é uma técnica  igual como e feito  piscina ou prancha de surf. Você começa  pincelando resina (com uma carga como talco industrial, que deixa ela menos liquida, fica quase uma massa plástica), depois faz uma nova camada com  lã e vidro. Esta técnica é uma boa opção para peças muito grandes, ela fica leve e para ficar linda precisa de uma boa pintura automotiva depois, como na foto abaixo (nikki saint phalle), esta técnica dá para ser feita em casa (com algum conhecimento técnico):



- Bronze =  O bronze é o material mais nobre de todos, e custa mais caro para ser produzido e não dá para fazer em casa, deve ser terceirizado para uma fundição artistica. 




Já  a arte contemporânea procura materiais alternativos e até orgânicos, vale pesquisar antony gormley
ou kevin hunt:






Espero ter ajudado com as dicas!!!!
abraço
Fernando



10 comentários:

tonny Rossi disse...

Por favor amigo eu gostaria muito de saber como fazer a mistura de cimento e po de marmore para fazer estatuas ou se existe alguma mistura pronta para vender! Meu email e tonny.rossi@gmail.com ficaria muito grato se voce me ajudar! Desde ja obrigado

Fernando Cardoso disse...

Tonny

Para cimento a mistura é: 1 de cimento e 1 de areia. Para peças muito grandes talvez 1 de cimento e 2 de areia. Esta mistura também funciona com: 1 de cimento branco e 1 de pó de marmore.
Depois da pe'fa fundida em cimento, você lixa o que tem que lixar e depois corrige as falhas com uma nata, feita com cimento + cola branca. Uma pasta grossa para tapar buracos e fina para homogenizar alguma imperfeição, depois de acrescentada a nata, não lixar mais. E finalmente um verniz transparente.

Outro acabamento é RESINA + PÓ DE MARMORE, em uma gramatura bem fina. quem vende resina é a loja aerojet (sp), e pó de marmore você acha em algum moinho, loja que trabalha com minérios. Mas vou te falar, que o acabamento da resina e da resina+ pó de marmore é muuuito trabalhoso

Felipe Basso disse...

Olá,

Não tenho experiência em escultura, porém desejo inciar neste arte. Pretendo fazer um escultura humana em tamanho real para deixar em área externa. Qual material e técnica me recomendas? Por onde devo começar?

Agradeço a atenção.
Felipe Basso

Fernando Cardoso disse...

Felipe
Não acho que você deveria iniciar com um projeto tamanho real.
Sugiro que realize inúmeros projetos pequenos, até ficar satisfeito com o resultado, ai então refazer este projeto maior
O problema de um projeto grande é que você gastará muito tempo em um projeto só, sendo assim evoluirá pouco no seu estilo. E também terá necessidade de mais conhecimentos técnicos.

Recomendo também fazer cursos e conhecer artistas e técnicas

Agora, para produzir um projeto grande, em grandes termos, basta produz-lo em argila e mandar para uma fundição artística para fundir em bronze. Ou fazer a forma em gesso e replicar em cimento (o que exigirá uma série de conhecimentos técnicos.)

Espero ter ajudado

Abraço

Felipe Basso disse...

Obrigado pelo retorno. Você recomenda algum curso? E ainda, sobre a argila, sabes onde posso comprar em grande quantidade?

Quaisquer informações que julgares pertinente me ajudará bastante.

Fernando Cardoso disse...

Seguem as indicações:

argila
http://www.artebrasilmateriais.com.br

cursos:
http://www.cicerodavila.com
http://kislansky.blogspot.com.br

joao paulo disse...

Bom dia
Pretendo fazer um molde de gesso para uma peça de fibra de vidro.
Acha possivel moldar com argila, cobrir com gesso e depois ultilizar a parte interna do gesso que esta com o formato da argila para passar a fibra e obter o resultado?

Anônimo disse...

Por favor, uma peça em pó -de-mármore pode ter durabilidade e aceitação no mercado semelhante ao mármore?

Fernando Cardoso disse...

João

Acho possível sim ter uma forma de gesso e preenche-la com fibra. Mas não estou 100% certo disso, então recomendo que triste antes. Provavelmente a forma de gesso será perdida nesta operação, e é importante ter muito desmoldante na forma antes de iniciar.
Abraço

Fernando Cardoso disse...

Olá

O pó de mármore é um material inferior e muito menos nobre que escultura em mármore.
Além disso a escultura em mármore tende a ser, por natureza, uma peça única, esculpida.
Eu considero as peças em resina "perecíveis", em pó de mármore um pouco menos, diferente do bronze
Pó de mármore é uma excelente alternativa para objetos de arte (que é diferente de obra de arte) e múltiplos.
Por outro lado é uma alternativa mais barata, o que te permite produzir mais e experimentar mais.
Em resumo, se seu trabalho for muito especial, você consegue algum espaço com este material em galerias de arte
abraço e sucesso!