sábado, 11 de abril de 2009

Proporções do corpo humano

Os conhecimentos básicos são fundamentais para o bom resultado de um artista. Mesmo para encontrar harmonia na desproporção de sua arte, é fundamental conhecer de proporções.
Ao meu ver, a maior lei para um escultor é fugir dos detalhes de sua peça antes de encontrar sua proporção e movimento. Só bem resolvido o MACRO da obra é que trabalhamos no MICRO.


Então para fazer uma figura humana, iniciamos encontrando os principais pontos da proporção, conforme esta figura. Você pode encontrar muitos estudos de proporções colocando no images do google a palavra “human proportions”. Os estudos que mais uso são os mais simples, exemplo esta imagem. E a maioria dos estudos tem como base o tamanho de uma cabeça. Cada divisão da figura acima é o tamanho de uma cabeça e é importante também reparar o meio do corpo. A melhor forma para criar desproporções é tendo domínio das proporções, pois o pior resultado é nosso observador ficar com a impressão que erramos sem querer a proporção, ou seja, sugiro que nossa desproporção se mostre explícita.

Nenhum comentário: